segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Atividade 1.2 PROINFO 100 HORAS

Ser professor nos dias atuais é uma tarefa um tanto quanto árdua. Uma sociedade em plena evolução como é o caso do Brasil, com um mercado de trabalho amplo e de certo modo exigente, tem a necessidade de trabalhadores capacitados para as mais diversas funções, de mão de obra simples a pesquisadores de tecnologia de ponta. Atualmente existe oferta de trabalho nos diversos setores da sociedade, mas falta capacitação.
Há que se pensar na função da escola, que é a instituição de certa forma responsável pela formação dos futuros profissionais. Muito se cobra da escola e esta repassa essa cobrança aos professores. O que interessa ao governo são os resultados, ou seja, aprovação a qualquer custo, o que vem prejudicar a qualidade do ensino, que é que se espera do aluno ao sair da escola. O aluno passa pela instituição escola, é aprovado, diplomado, etc, porém sai despreparado para exercer seu papel de cidadão.
Para trabalhar nesse contexto caótico que é a escola hoje, o professor necessita estar em constante aprendizado. Através da formação continuada o professor é instrumentalizado para alcançar seus objetivos e tornar menos penoso o seu trabalho. Acontece que a maioria dos cursos de formação continuada, não condizem com a realidade de determinada escola, cidade ou até mesmo do professor. Em alguns casos os cursos de capacitação são repetitivos e de pouco proveito para a prática de ensino. Em outros são interessantes, mas não tem sequência, o que os torna praticamente sem efeito.
Então muitas vezes resta ao professor sair em busca desses conhecimentos que vão auxiliá-los no seu trabalho do dia-a-dia. Pesquisas em sites, fóruns e blogs, na internet; acompanhar grades de programação de alguns canais de TV, como TV Escola, Futura, TV Brasil, Cultura e etc; assinaturas de revistas e jornais direcionados a educadores ajudam muito a enriquecer o conhecimento, além de possibilitar acesso ao que importa: documentários, debates, programas específicos para profissionais de educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário