A cada dia que passa, temos a impressão que fica cada vez mais difícil trabalhar com educação. Nós professores sentimos que estamos defasados a medida que não conseguimos acompanhar o desenvolvimento tecnológico, que sem sombra de dúvidas, é a marca dos tempos atuais. É praticamente impossível acompanhar tudo que passa ao nosso redor. Os meios de comunicação estão cada vez mais sofisticados. E incrível, mas nossos alunos têm muito mais conhecimento acerca de determinadas mídias que seus professores.
Por outro lado há que questionar a maneira como os alunos utilizam o conhecimento que possuem em suas práticas escolares. A grande maioria, ao fazer pesquisas na Internet, simplesmente digitam o assunto em um site de busca e no primeiro que aparecem utilizam as ferramentas copiar e colar, sem ao menos ler o que o texto diz. Apropriam-se de textos de outrem e na maior cara de pau, afirmam que foram eles que escreveram. Quando citam as fontes da pesquisa, apenas digitam o nome do site onde fizeram a busca.
Surge então a preocupação com a maneira como os nossos jovens vem sendo educados. Afinal qual é o papel do professor nos dias atuais. Entendo que o papel do educador seja mediar os alunos, aproveitando todo o conhecimento que eles têm das tecnologias direcionando-os a maneira correta de se fazer uma pesquisa e assim executar tarefas que realmente venham a contribuir com o seu crescimento acadêmico.
Espero que o curso “aprendendo com as TICS” venha nos instrumentalizar para que possamos contribuir efetivamente na construção de novos cidadãos críticos de que a sociedade tanto necessita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário